Escola Casa da Floresta

“Era uma casa muito pequena,
era uma casa muito pequena,
abre a janela deixa o sol entrar….
abre a janela deixa o sol entrar”

Em 2004 um grupo de famílias juntou-se vindas de outras escolas com as certezas do que não queriam, procurando respostas mais humanistas, fraternas e ajustadas para os seus filhos. Nessa vontade de fazer diferente semearam esta linda e doce semente.
O tempo foi passando e as vontades de fazer diferente eram tantas e tão diversas que a semente germinou e transformou-se numa bela árvore.

“Perto do casa há uma árvore
perto da casa há uma árvore
Onde os passarinhos passam a voar
Onde os passarinhos passam a voar”

Para que esta bela árvore pudesse frutificar e dar força às suas raízes foi enxertada e podada, todos os seus ramos foram canalizados para a vontade do que queria ser e construir, deixando de se edificar no que não queria ser. Essa vontade foi coroada e, em 2013, a nossa linda árvore, pertença desta tão especial floresta, assume-se como escola de Pedagogia Waldorf, deixa de caminhar só e integra-se num movimento nacional, mundial e espiritual.

“Perto da árvore há uma ponte
Perto da árvore há uma ponte
Onde a ribeira corre assim
Onde a ribeira corre assim”

A árvore ganhou uma bela copa, e os seus frutos amadureceram sob o olhar da águia e o martelar do pica-pau. Dá agora sombra e abrigo a meninos desde o Jardim de Infância ao 2º ciclo, nos seus ramos os sorrisos soltos de criança balançam.

“Está trovejando e escurecendo
está trovejando e escurecendo
fecha a janela já está chovendo
fecha a janela já está chovendo”

Dos frutos da árvore outras foram nascendo e a árvore que era só e verde, transformou-se numa bela Floresta, imensa, doce e tranquila. Onde todas as árvores se juntam para criar um manto de amor, sanador e suave. Em 2020 um fruto voou para um pouco mais longe e outra árvore nasceu em forma de Colmeia para os lados de Sesimbra, criando-se a Apis, polo desta Escola Casa da Floresta.